Definition of resilience

"In the context of exposure to significant adversity, resilience is both the capacity of individuals to navigate their way to the psychological, social, cultural, and physical resources that sustain their well-being, and their capacity individually and collectively to negotiate for these resources to be provided in culturally meaningful ways" (www.resilienceproject.org)

domingo, 22 de novembro de 2009

Isso é um pouco do que escrevi sobre o cuidado de ao se pesquisar resiliência de rotular o pessimismo como um traço que indique não resiliência.

terça-feira, 3 de novembro de 2009


Estudo levanta a polêmica: pessoas mal humoradas e tristes podem ter uma melhor memória e tomar decisões de forma mais prudente. E agora?

Direto da redação do Jornal Hoje:

Pessoas mal-humoradas são mais atentas

Um estudo mostra que pessoas mal-humoradas conseguem ser mais atentas, podem ter uma memória melhor e tendem a tomar decisões mais prudentes.

Lília Teles - Nova York

A pesquisa desafia o senso comum. É difícil acreditar que um pouco de mau humor e tristeza podem até fazer bem.
A pesquisa enche a bola dos rabugentos. O estudo diz que as pessoas mais negativas, que têm sempre o pé atrás, desconfiadas, têm uma capacidade de análise maior e conseguem pensar mais claramente. Ao contrário daquelas pessoas muito alegres, muito flexíveis, os mais amargos têm mais facilidade para tomar decisões e são menos ingênuos. O estudo foi conduzido por um professor de psicologia de uma universidade australiana, Joseph Forgas.
Ele observou voluntários que assistiram a diferentes filmes e também falaram sobre passagens positivas ou negativas da vida de cada um, para ver se isso os deixava de bom ou de mau humor.
Depois os participantes discutiram assuntos variados e descreveram eventos que tinham testemunhado.
A conclusão da pesquisa é que enquanto um estado de ânimo positivo facilita a criatividade e a cooperação, os mal humorados cometem menos erros e são melhores comunicadores porque são mais cautelosos com os julgamentos e prestam mais atenção ao mundo externo, ou seja, nem sempre é bom estar de bom humor. Às vezes, euforia demais atrapalha.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1152936-7823-PESSOAS+COM+MAUHUMOR+SAO+MAIS+ATENTAS,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário