Definition of resilience

"In the context of exposure to significant adversity, resilience is both the capacity of individuals to navigate their way to the psychological, social, cultural, and physical resources that sustain their well-being, and their capacity individually and collectively to negotiate for these resources to be provided in culturally meaningful ways" (www.resilienceproject.org)

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

 

                           Fatores protetivos em resiliência

Em seu livro Poverty and children’s adjustment, de 1999, Suniya S. Luthar, cita um modelo produzido em 1996 que leva em conta oito grandes constructos que afetam o desenvolvimento de uma criança:

1-Variáveis de posição social, tais como gênero, raça e classe social

2-     Racismo e discriminação

3-     Segregação psicológica, econômica e social

4-     Ambientes promotores ou inibidores do desenvolvimento

5-     Cultura acolhedora (no caso de crianças que se mudam para culturas diferentes da sua)

6-     Características da criança, como idade, temperamento e aspectos físicos

7-     Valores e crenças familiares

8-     Desenvolvimento de competências, tais como cognição, aspecto sócio-emocional e adaptação a ambientes diferentes

Isso aponta para a questão de como a família e a comunidade onde se inserem essas crianças conseguem oferecer suporte não somente para a superação das adversidades enfrentadas por elas, mas também como trampolins para que elas possam ir além e consigam um desenvolvimento adequado para aquela família e comunidade.

Algumas pesquisas apontam que pessoas que tiveram sérios problemas em sua juventude e que tiveram apoio de adultos de confiança conseguiram um grau médio ou alto grau de resiliência na sua fase adulta. O que demonstra que ser escutado e receber retorno de quem escuta contribui de forma importante para a ressignificação das questões que aqueles jovens estavam passando, permitindo que dessem conta delas com certa tranquilidade.

Outros estudos apontam que bebês que percebem sons afetuosos vindo de seus pais e outros parentes apresentam menores chances de adoecerem ou de terem problemas psicológicos futuros. Isso demonstra que as palavras, seus timbres, tons, acompanhadas de outros gestos de quem fala com essas crianças, tem a possibilidade de transmitirem afetos e atenção. 

Muitas vezes a família e a criança precisarão do apoio de um psicanalista ou psicólogo para ser apoiada na construção de um desenvolvimento saudável.

Para agendamento de consultas acesse: https://www.doctoralia.com.br/z/gh4jLA