Definition of resilience

"In the context of exposure to significant adversity, resilience is both the capacity of individuals to navigate their way to the psychological, social, cultural, and physical resources that sustain their well-being, and their capacity individually and collectively to negotiate for these resources to be provided in culturally meaningful ways" (www.resilienceproject.org)

terça-feira, 14 de outubro de 2014

A busca pela resiliência

Muitos buscam pela resiliência e outros nem sabem que ela existe.

Dos que buscam, a grande maioria irá atingi-la, mas boa parte não conseguirá perceber isso, pois busca o magnífico.

Resiliência é plural, multifacetada e comum. Comum no sentido de que não é algo especial pelo que vale lutar a vida inteira. Resiliência está no cotidiano, no enfrentamento diário, no superar pequenas adversidades.

Superar grandes adversidades é colossal, mas o grande é para um, mas não é para outro; a medida é subjetiva e a dor que a acompanha é relativa. Por isso tão difícil dizer quem é e quem não é resiliente.

Buscar ser resiliente é um esforço que dificilmente pode ser aprendido; não é muito cerebral. A construção da resiliência é cumulativa, aos pedaços: hoje sim, amanhã não, nisso sim, naquilo não. A contagem está no final, mas deve ser sentida no percurso.


Resiliência é percurso, é caminho!