Definition of resilience

"In the context of exposure to significant adversity, resilience is both the capacity of individuals to navigate their way to the psychological, social, cultural, and physical resources that sustain their well-being, and their capacity individually and collectively to negotiate for these resources to be provided in culturally meaningful ways" (www.resilienceproject.org)

sábado, 21 de abril de 2012

PSICOLOGIA POSITIVA E RESILIÊNCIA

O propósito da psicologia positiva é ampliar o olhar da ciência psicológica para mais além do sofrimento humano e da busca por sua diminuição ou cessamento. Sua intenção é abordar o experienciar humano a partir de uma perspectiva integradora sob a qual o sujeito é concebido e se concebe como um agente ativo na construção de sua própria realidade. Para isso, procura realizar estudos científicos das experiências positivas (individuais ou coletivas) e sua relação com as questões de saúde.

A psicologia positiva aponta para o afastamento de um ponto de vista reducionista de algumas áreas da psicologia que apostam no ceticismo diante de expressões de saúde de indivíduos, grupos ou comunidades de que eram esperadas que estivessem doentes em meio a uma série de adversidades e turbulências. E aponta ainda para necessidade de se olhar para esses aspectos positivos e de se realizar pesquisas sobre aspectos como esperança, criatividade, coragem, sabedoria, espiritualidade e felicidade, que acabam moldando e sendo consequência de uma visão otimista do mundo.

A psicologia positiva tem a intenção de contribuir para o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas, grupos e instituições, apontando meios para o fortalecimento de competências, apesar de reconhecer as deficiências do sujeito em alguns de seus embates. Para ela, as expressões de emoções positivas são duradouras e promovem recursos pessoais que geram saúde e bem-estar. 

O que são pessoas otimistas? São pessoas que esperam que coisas boas aconteçam a elas (em oposição a pessimistas, que esperam que coisas ruins aconteçam). Os otimistas são vistos como tendo expectativas diferentes em relação aos problemas e acreditam que as adversidades podem ser enfrentadas com o pé na realidade e sem perder a esperança e o humor. Essa capacidade de se manter com expectativas positivas sobre o futuro é vista como uma força que influencia o comportamento e as estratégias de enfrentamento em momentos de desafios. Os otimistas tendem a experimentar menos desconforto do que aqueles de natureza pessimista e mantêm um nível saudável de bem-estar psicológico. No entanto, o otimismo pode não ser a estratégia adaptativa mais interesssante em situações particulares de estresse extremo.

Tendo em vista que o constructo de resiliência toma dimensões a partir de processos que explicam a superação de adversidades, poder-se-ia sugerir que esse conceito busca tratar de fenômenos indicativos de padrões de vida saudável. Assim, o olhar da resiliência compartilha da psicologia positiva em alguns aspectos, principalmente quando tenta intervir sobre as fortalezas dos sujeitos e não estudar somente suas deficiências. Reconhece-se, ainda, que sujeitos considerados resilientes não cultivam emoções positivas apenas para eles mesmos, mas eliciam essas emoções em outras pessoas. Sendo assim, com certeza os estudos e as aplicações do conceito de resiliência devem caminhar juntos às pesquisas e aplicações da psicologia positiva.

Site indicado: http://www.psicologiapositiva.com.br/