Definition of resilience

"In the context of exposure to significant adversity, resilience is both the capacity of individuals to navigate their way to the psychological, social, cultural, and physical resources that sustain their well-being, and their capacity individually and collectively to negotiate for these resources to be provided in culturally meaningful ways" (www.resilienceproject.org)

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Resiliência e identidade racial




Sabemos que o preconceito racial pode se apresentar de diversas formas, às vezes mais velado, às vezes mais escancarado. Em todo caso, a forma como ele é sentido pelos negros pode desencadear diversas dificuldades, tais como estresse, baixa auto-estima, comportamentos inadequados socialmente e dificuldade de aprendizagem. Por outro lado, é possível que ele afete pouco uma parcela dos negros, aqueles que possuem fatores de proteção que minimizem os efeitos da discriminação.

Um forte fator de proteção é a identidade racial, que por si mesmo já é um grande produtor de auto-estima. O desenvolvimento da identidade é um processo complexo, que geralmente começa no final da infância e início da adolescência, quando o sujeito começa a solidificar seu sentido de eu, seus ideais, valores e sistema de crenças. Essa identidade irá congregar o conceito de eu, a auto-estima e o sentido de valor. O desenvolvimento da identidade racial permitirá que o negro reconheça modelos positivos, que formule questões para sua comunidade e se sinta parte dela.

Para todos os adolescentes aparece uma pergunta que precisa ser respondida: “quem sou eu”; para o adolescente negro a questão vai além: “quem sou eu enquanto negro?”. A convivência na infância e adolescência com uma cultura negra, na família, na comunidade, permitirá que o sujeito passe a reconhecer-se negro não somente a partir da cor da pele, mas também de outros traços físicos e através da história de sua raça, o que consequentemente reforça sua identidade racial.

Ou seja, identidade racial eleva a auto-estima, que é um fator de proteção, que protege os negros contra os efeitos maléficos da discriminação, elevando sua capacidade de resiliência. Nesse sentido, quando se pensa no desenvolvimento de resiliência para populações negras deve-se trabalhar enfaticamente a questão da identidade racial.