Definition of resilience

"In the context of exposure to significant adversity, resilience is both the capacity of individuals to navigate their way to the psychological, social, cultural, and physical resources that sustain their well-being, and their capacity individually and collectively to negotiate for these resources to be provided in culturally meaningful ways" (www.resilienceproject.org)

terça-feira, 21 de maio de 2013

O mito de Sísifo e a resiliência


Metáfora da paciência, da constância, Sísifo pode representar a pessoa que investe em seus sonhos, que busca seu futuro. Mesmo percebendo que sofre com a repetição e o distanciar-se de seu objetivo colocados pela punição, sua ação não é alienada e nem inconsequente.
O homem resiliente é aquele que enxerga naquilo que o enverga um trampolim. Longe de se enrijecer ou se curvar totalmente, ele consegue se equilibrar e se adaptar (no sentido de compreender e se ajustar) à situação que o atormenta. Realista, procura ver todos os lados da questão, enxergando e escolhendo as melhores respostas possíveis; sonhador, não se contenta com os dados da realidade e a ultrapassa, indo além do seu próprio potencial. Ser resiliente é aprender com as impossibilidades, é construir degraus para cima a partir dos pedaços que for encontrando na vida. É reconhecer no real do outro e da comunidade o lugar de alívio, de recomeço, de ajuda para o fortalecimento.
Sísifo resiliente? Ser resiliente não quer dizer ser de rocha. Sísifo jamais se confunde com a sua pedra. Ele sabe que sua tarefa é imponderável e praticamente impossível e transforma o percurso na sua própria vitória. Percurso de sofrimento, que ele vai mudando, porém sofrendo ainda. O homem resiliente muda seu objetivo para evitar o sofrimento, mas cada mudança é um degrau acima, é uma aprendizagem, que o suporta e diminui sua dor.