Definition of resilience

"In the context of exposure to significant adversity, resilience is both the capacity of individuals to navigate their way to the psychological, social, cultural, and physical resources that sustain their well-being, and their capacity individually and collectively to negotiate for these resources to be provided in culturally meaningful ways" (www.resilienceproject.org)

domingo, 22 de novembro de 2009

Em uma dinâmica usada para trabalhar vulnerabilidade à infecção pelo HIV junto a jovens de 15 a 21 anos que compõem um grupo de formação da Rede Cultural Beija-Flor, em Diadema, São Paulo, fiquei espantado ao perceber em suas falas que mesmo instituições que deveriam promover fatores de proteção não são vistas por eles como funcionando dessa forma.

A igreja, por exemplo, foi apontada como trazendo proteção, mas também como colocando esses jovens em risco. Não apontaram claramente o porquê disso, mas parece que ao limitá-los em seus movimentos e em suas crenças acaba diminuindo a proteção que deveria dar.

A escola foi apontada como oferecendo mais risco que proteção, pelo ambiente de perigo que ela representa, com episódios freqüentes de violência. O mesmo acontece com a família, onde a violência, principalmente pelo uso de bebida alcoólica, se faz presente.

Instituições que foram apontadas como protetoras são, por outro lado, pouco freqüentadas por eles, como posto de saúde, centro cultural e ginásio esportivo, ou porque acham que não precisam desses lugares ou porque o acesso a eles é ainda restrito.

Nesse sentido, esses jovens parecem se apresentar bastante vulneráveis à infecção pelas DST/aids, gravidez na adolescência e violência física e psico-social. Ao mesmo tempo não conseguem por enquanto reconhecer formas de buscar outros fatores de proteção que compensem os riscos que os ameaçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário