Definition of resilience

"In the context of exposure to significant adversity, resilience is both the capacity of individuals to navigate their way to the psychological, social, cultural, and physical resources that sustain their well-being, and their capacity individually and collectively to negotiate for these resources to be provided in culturally meaningful ways" (www.resilienceproject.org)

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Resiliência e religiosidade ou espiritualidade


Vários estudos tem apontado (Dunn, 1994; Masten, 1994; Gordon & Song, 1994) a importância da religiosidade ou espiritualidade para as pessoas se tornarem resilientes e adaptadas positivamente à realidade. Apontam que participar de um grupo religioso, frequentar igreja, ser educado por pais religiosos pode fortalecer nas pessoas o senso de pertencimento, encontrar um sentido e um propósito para a vida e ter um suporte nos momentos difíceis.

Não descarto a possibilidade de que, para muita gente, acreditar em algo sobrenatural é uma forma de buscar conforto contra suas aflições e encontrar forças para seguir em frente. Porém, não podemos deixar de levar em conta que as religiões em si mesmas carregam ranços de preconceito e de violência e procuram adaptar as pessoas a um modo de vida que não aceitam muitos questionamentos, o que pode, ao contrário, tornar sua vida um inferno.

Nesse sentido, a espiritualidade ou religiosidade pode fortalecer as pessoas e torná-las mais resilientes dependendo de como elas se situam nela e como não se deixam alienar em algo sobrenatural sem fazer uma análise e vivência ao mesmo tempo saudável do natural.

Sendo ateu, prefiro trabalhar com a questão da mentalidade. É possível se sentir positivo, encontrar um propósito na vida, ser feliz e ajudar as pessoas sem apelar para algo sobrenatural. Penso que no sentido da natureza podemos admirar esse mundo, encontrar nosso lugar nele e trabalhar para um futuro melhor. Também podemos conquistar nosso sentido de pertencimento e nos sentirmos amados em outros grupos que não sejam os religiosos e encontrar suporte para nossas dificuldades nesses grupos. Creio que não haja muitos estudos com relação a isso, por provavelmente os financiadores de pesquisas não estarem muito interessados em ir contra o mainstream.

Portanto, penso que as pessoas que não são religiosas, e nem mesmo possuem algo chamado espiritualidade, podem ser tornar resilientes fortalecendo outros aspectos de sua vida e estabelecendo outros tipos de laços com as pessoas e com o universo.

Bibliografia citada
DUNN, D. (1994). Resilient reintegration of married women with dependent children: Employed and unemployed. (Doctoral Dissertation, Department of Health Education, University of Utah, Salt Lake City, Utah.)
GORDON, E. W., & SONG, L. D. (1994). In M. C. Wang & E. W. Gorden (Eds.), Educatiorial resilience in inner-city America (pp. 27-43). Hillsdale, NJ: Erlbaum.
MASTEN, A. S. {1994). Resilience in individual development: Successful adaptation despite risk and adversity. In M. C. Wang & E. W. Gorden (Eds.), Educationa/ resilience in inner-city America (pp. 3-25). Hillsdale, NJ: Erlbaum