Definition of resilience

"In the context of exposure to significant adversity, resilience is both the capacity of individuals to navigate their way to the psychological, social, cultural, and physical resources that sustain their well-being, and their capacity individually and collectively to negotiate for these resources to be provided in culturally meaningful ways" (www.resilienceproject.org)

sábado, 21 de novembro de 2009

É altamente recomendável que você não faça o teste abaixo se ainda está vivenciando uma grande dificuldade em sua vida ou passou por uma tragédia recentemente. Também tenha em mente que pode levar tempo para alcançar mudanças nas áreas abordadas por este exercício: relação interpessoal, valorização da vida, novas possibilidades, mudança espiritual e força pessoal. As pessoas muitas vezes mostram crescimento em algumas áreas, mas não em outras, e raramente mostram crescimento em todas as áreas ao mesmo tempo.

Passo 1: Identificar um evento que alterou sua vida
Foque-se em um evento traumático ou que alterou sua vida.

A- Assinale em um papel a experiência em que você está focando
- Perda de alguém querido
- Doença aguda ou crônica
- Crime violento ou abusivo
- Acidente ou ferimento grave
- Desastre de qualquer tipo
- Desemprego
- Deficiência física
- Dificuldades financeiras
- Mudança em sua carreira
- Divórcio
- Aposentadoria
- Outra situação

B- Indique o tempo que se passou desde que ocorreu essa situação
- De 6 meses a um ano
- De 1 a 2 anos
- De 2 a 5 anos
- Mais de 5 anos

Passo 2: Avalie as questões abaixo
Indique para cada uma das afirmações a seguir em que grau a mudança refletida nelas é verdadeira em sua vida como resultado de uma crise, utilizando-se da seguinte escala.

0 = eu não experimentei essa mudança como resultado de minha crise;
1= eu experimentei bem pouco essa mudança como resultado de minha crise;
2- eu experimentei pouco essa mudança como resultado de minha crise;
3- eu experimentei de forma moderada essa mudança como resultado de minha crise;
4- eu experimentei fortemente essa mudança como resultado de minha crise;
5- eu experimentei de forma intensa essa mudança como resultado de minha crise.

AFIRMAÇÕES
1- Eu mudei minhas prioridades sobre o que é importante na vida _____
2- Eu aprecio melhor o valor de minha própria vida _____
3- Eu desenvolvi novos interesses _____
4- Eu tenho um sentimento maior de auto-confiança _____
5- Eu tenho uma compreensão melhor sobre assuntos espirituais _____
6- Eu percebo melhor que posso contar com pessoas em tempos de crise ____
7- Eu estabeleci um trajeto novo para minha vida _____
8- Eu tenho uma maior percepção de proximidade com as pessoas _____
9- Eu tenho maior disposição para expressar minhas emoções _____
10- Eu reconheço melhor que consigo lidar com as dificuldades _____
11- Eu posso fazer coisas melhores na minha vida _____
12- Eu sou mais capaz de aceitar como as coisas funcionam _____
13- Eu posso apreciar melhor o dia-a-dia _____
14- Novas oportunidades estão disponíveis, o que não acontecia antes _____
15- Eu tenho maior compaixão pelos outros _____
16- Eu me esforço mais em meus relacionamentos _____
17- Eu tenho maior probabilidade de mudar coisas que precisam ser mudadas ___
18- Eu tenho uma forte fé religiosa (ou espiritual) _____
19- Eu descobri que sou mais forte do que pensava ser _____
20- Eu aprendi bastante sobre quão maravilhosas as pessoas são _____
21- Eu aceito melhor as necessidades dos outros _____

Passo 3: Some suas respostas
Fator I: Questões 6, 8, 9, 15, 16, 20 e 21 Total ______
Fator II: Questões 3, 7, 11, 14 e 17 Total ______
Fator III: Questões 4, 10, 12 e 19 Total ______
Fator IV: Questões 5 e 18 Total ______
Fator V: Questões 1, 2 e 13 Total ______

Passo 4: Reflita sobre seu crescimento
Se você respondeu 0 ou 1 para muitas das questões em qualquer seção do teste, tenha em mente que pode levar tempo para haver mudanças nas áreas em que você colocou essas respostas. Lembre-se ainda que crescimento pós-traumático é um processo contínuo, ou seja, suas respostas para essas mesmas questões podem mudar daqui a algum tempo, assim como você muda conforme se desenvolve e constrói suas forças e se ajusta a novas circunstâncias. Se quiser, pode refazer este teste daqui a seis meses ou um ano para conferir se suas respostas mudaram.

Fator 1: Relação com outras pessoas – sua pontuação: _____
Pessoas que vivenciam traumas geralmente pontuam 23 na categoria de relacionamento com os outros. Se você respondeu com 4 ou 5 a muitas das questões nessa seção, você pode estar desenvolvendo laços ainda mais fortes com quem você ama, restabelecendo relações com parentes ou amigos distantes ou adquirindo maior compaixão pelos outros, especialmente por aqueles que passaram por situações parecidas.

Fator 2: Novas possibilidades – sua pontuação: _____
Pessoas que vivenciam traumas geralmente pontuam 18 na categoria novas possibilidades. Se você respondeu com 4 ou 5 a muitas das questões nessa seção, você pode estar percebendo que está começando a fazer escolhas de uma maneira mais consciente, de acordo com algo que planejou. Você pode ainda estar mais disponível para mudar as coisas que precisam ser mudadas.

Fator 3: Força pessoal – sua pontuação: _____
Pessoas que vivenciam traumas geralmente pontuam 15 na categoria força pessoal. Se você respondeu com 4 ou 5 a muitas das questões nessa seção, você pode estar expressando forte auto-confiança e se sentindo mais capaz de aceitar como as coisas acabam e desenvolver força pessoal que pode te ajudar a superar dificuldades com as quais se confronte no futuro.

Fator 4: Mudança espiritual – sua pontuação: _____
Pessoas que vivenciam traumas geralmente pontuam 5 na categoria mudança espiritual. Se você respondeu com 4 ou 5 a muitas das questões nessa seção, você pode estar reavaliando crenças espirituais, aproximando-se de uma comunidade com crenças semelhantes à sua ou se conectando com suas raízes espirituais.

Fator 5: Apreciação da vida – sua pontuação: _____
Pessoas que vivenciam traumas geralmente pontuam 11 na categoria apreciação da vida. Se você respondeu com 4 ou 5 a muitas das questões nessa seção, você pode estar desenvolvendo uma grande apreciação da vida como um resultado de sua crise. Alguns explicam isso como tentar viver cada dia de forma plena. Alguns repensam seus valores e prioridades sobre o que é importante em sua vida e passam a agir diferente se mudarem suas prioridades – por exemplo, passando mais tempo com a família.

(Fonte: The Road to Resilience – Discovery Health Channel e American Psychological Association – Tradução: Reginaldo Branco da Silva)

Se você desejar realizar um teste com resultado automático, pode acessar o link abaixo. É rápido e fácil. Divirta-se!
http://saude.abril.com.br/testes/teste_resiliencia.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário