Definition of resilience

"In the context of exposure to significant adversity, resilience is both the capacity of individuals to navigate their way to the psychological, social, cultural, and physical resources that sustain their well-being, and their capacity individually and collectively to negotiate for these resources to be provided in culturally meaningful ways" (www.resilienceproject.org)

terça-feira, 1 de março de 2016

O que é resiliência


Resiliência: capacidade de se sair fortalecido da adversidade e com mais recursos, sendo um processo ativo de resistência, reestruturação e crescimento em resposta à crise e ao desafio.

Esse conceito é considerado válido se pensamos tanto na resiliência individual quanto familiar, grupal e comunitária.

Enfrentamento (coping): pode ser realizado pelo indivíduo, família, grupo ou comunidade
Ou seja, na aplicação da resiliência pode se supor sujeitos resilientes, grupos resilientes, uma sociedade resiliente, uma nação resiliente, etc.

Portanto: não se leva em conta nesse enfrentamento somente os atributos individuais do sujeito, mas também o seu entorno, como se conforma sua comunidade, os recursos governamentais que tem à disposição.

A resiliência não representa um traço de personalidade ou um atributo do sujeito, mas tem uma construção bi-dimensional que implica estar exposto à adversidade e como é realizado o enfrentamento da mesma.

A resiliência põe em cheque duas afirmações muito comuns:

1-      Que o trauma sempre tem como consequência um grande prejuízo

2-      Que o prejuízo sempre reflete a presença do trauma.

Por que? Porque procura focar e enfatizar os recursos das pessoas e grupos sociais para ´ir em frente´, procurando entender onde essas pessoas encontram forças para continuar e quais são os fatores que as mantém saudáveis, física e psicologicamente, num contexto pouco promissor.

Outra visão: a resiliência é vista não pela ausência ou presença de determinado distúrbio ou comportamento, e sim pela presença de atributos que auxiliam o enfrentamento de problemas, como a competência nas relações sociais, a capacidade de resolução de problemas, a conquista da autonomia e o sentido ou propósito para a vida e o futuro.

CIDADES RESILIENTES


Cidade resiliente seria aquela que em seu conjunto – pessoas, comunidade, governo – soma recursos para realizar de forma adequada o enfrentamento das adversidades (emergências? desastres?), saindo fortalecida dessas situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário