Definition of resilience

"In the context of exposure to significant adversity, resilience is both the capacity of individuals to navigate their way to the psychological, social, cultural, and physical resources that sustain their well-being, and their capacity individually and collectively to negotiate for these resources to be provided in culturally meaningful ways" (www.resilienceproject.org)

segunda-feira, 7 de junho de 2010

VISÕES SOBRE A RESILIÊNCIA


Durante todos esses anos de leitura, percebi que existem várias formas de se encarar a resiliência: como processo, como resultado, como conceito, como pesquisa, como enfoque, e muitos outros. Abaixo algumas dessas visões.
Resiliência como papel: o papel da resiliência é desenvolver a capacidade humana de enfrentar, vencer e sair fortalecido de situações adversas e transformado.
Resiliência como processo: a resiliência resulta da dinâmica entre os fatores de risco e os fatores de proteção
Resiliência como capacidade: resiliência força interna de superação das adversidades, numa relação constante entre o sujeito e seu meio.
Resiliência como conceito: resiliência como a capacidade de superação das adversidades.
Resiliência como estudo: pesquisa sobre o processo de superação em meio a adversidades.
Resiliência como promoção de processos: possibilidade de dispor para o sujeito fatores de proteção para que não sucumba em meio aos fatores de risco.
Resiliência como enfoque: nova forma de enxergar o sujeito em situação de risco, focando suas qualidades e potencialidades.
Resiliência como conduta: a forma como o sujeito supera as adversidades e se revigora com elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário