DUAS FRASES IMPORTANTES QUE LI DO STEFAN VANISTENDAEL E QUE CONSIDERO IMPORTANTES PARA SITUAR A RESILIÊNCIA EM CONTEXTOS COMO O BRASILEIRO: 1- RESILIÊNCIA NÃO É UM SUBSTITUTO PARA POLÍTICAS SOCIAIS E ECONÔMICAS FRACAS; 2- A RESILIÊNCIA NÃO É UMA JUSTIFICATIVA PARA O SOFRIMENTO. PENSO QUE ESSAS ASSERTIVAS APONTAM PARA A NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS SÉRIAS PARA O ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES SOCIAIS E ECONÔMICAS QUE NOSSA SOCIEDADE APRESENTA E PARA O DESMASCARAMENTO DO IDEOLOGISMO PRESENTE NA IDEIA DA SUPERAÇÃO E DA ADAPTAÇÃO FRENTE A SITUAÇÕES AMEAÇADORAS MESMO POR PESSOAS EM ESTADO EXTREMO DE POBREZA. |
BRASIL RESILIENTE! A resiliência é uma capacidade universal que permite que uma pessoa, um grupo ou uma comunidade previnam, minimizem ou superem os efeitos prejudiciais da adversidade. A resiliência pode transformar ou fazer mais forte as vidas daquelas pessoas que são resilientes (The International Resilience Project)
Definition of resilience
"In the context of exposure to significant adversity, resilience is both the capacity of individuals to navigate their way to the psychological, social, cultural, and physical resources that sustain their well-being, and their capacity individually and collectively to negotiate for these resources to be provided in culturally meaningful ways" (www.resilienceproject.org)
domingo, 16 de setembro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)